Você sabe o que é Medicina Fetal?

Dra. Bruna   •   Agosto 14, 2019

A Medicina Fetal é uma área de atuação da especialidade médica Ginecologia e Obstetrícia que visa o bem estar materno-fetal. Seu enfoque está no acompanhamento detalhado da gestante, com objetivo de estimar riscos, diagnosticar e tratar possíveis complicações da gravidez, sejam relacionadas à mãe ou ao bebê.

O especialista em Medicina Fetal tem formação específica e está habilitado a fazer procedimentos diagnósticos no ambiente fetal, guiados por métodos de imagem, notadamente a ultrassonografia, com finalidades diagnósticas diversas, como cariótipo fetal, diagnóstico de infecções fetais, entre outros.

Também está preparado para o aconselhamento genético; para o rastreamento de doenças cromossômicas por meio de marcadores ultrassonográficos e bioquímicos; para o diagnóstico de complicações da gestação e de malformações fetais com o uso de exames de imagem, notadamente a ultrassonografia; e para realização de procedimentos como punções de vilo corial (placenta), líquido amniótico e cordão umbilical, através dos quais obtém-se amostras destinadas a exames laboratoriais. A Ressonância Nuclear Magnética também tem cada vez mais colaborado no diagnóstico de anomalias estruturais fetais e síndromes genéticas.

A Medicina Fetal tem se desenvolvido tanto, que hoje, é possível realizar, em centros de referências, cirurgias fetais (Intra-útero) para correção de algumas malformações, tais como Meningomielocele (Espinha Bífida), Hérnia diafragmática fetal, valvuloplastias em algumas cardiopatias congênitas, laser de anastomoses placentárias para complicações de gestações gemelares, entre outras.

Esses procedimentos mostraram melhora significativa na sobrevida fetal e qualidade de vida pós natal.